Minha experiencia durante o tratamento

Cada pessoa tem suas características pessoais físicas e emocionais, por isso cada um de nós pode sim passar por situações ou problemas iguais e encarar de maneiras diferentes. E quando se passa por um tratamento de cura de câncer não é diferente. O próprio nome da doença já é uma barreira cercada por muitos mitos, e difícil de dizer como foi comigo. O tratamento é uma fase muito complicada mas que cada um pode passar de maneira diferente. Alguns sentem mais enjôos durante a quimioterapia outros durante a radioterapia e tudo depende do medicamento recebido a dosagem e o tipo de problema e local. Durante a quimioterapia eu passei por momentos complicados em relação a alimentação, pois tudo fica muito restrito e poucas coisas eu conseguia comer. O meu organismo passou a funcionar de forma totalmente diferente como se tivesse que lidar de uma hora para outra com um novo organismo, desconhecido. A alimentação é um fator muito importante e primordial para o tratamento pois é ela a aliada de nossa imunidade e resistência do organismo que permite fortalecer as células saudáveis a se manterem perseverantes. Algumas coisas que amenizava e ajudava a combater o mal estar da quimioterapia era a água de coco natural e gelada e o próprio gelo que diminuía bastante o mal estar. Porém não adianta se agarrar a uma tábua de salvação que o ideal é comer bem, alimentos saudáveis e bastante alimentos de coloração verde escuro, pode abusar! Muito importante é esquecer um pouco de comer carnes e alimentos gordurosos ou industrializados. Prefira sempre os mais naturais. Outro importante aliado do tratamento são os sucos e vitaminas naturais, sempre os naturais pois eles contem muita vitamina e nos ajuda a fortalecer. Também tomei muito suco de uva concentrado ou seja os integrais que são vendidos em garrafas de vidro, esse sempre foi meu aliado antes das refeições.

Sempre tomei o medicamento para combater o enjôo logo após a quimioterapia o que facilitava a não ter muitas crises de enjôo forte. Como tudo fica alterado desde o paladar até o olfato o negócio é comer por consciência e vontade de melhorar, ainda que isso pareça ser fácil não é, mas vale muito a pena tentar para o próprio bem.
Outro fator importantíssimo para não deixar-se abater é ter muita fé e disposição para tentar levar uma vida o mais normal possível, dentro das possibilidades de cada um. Sempre procurei sair um pouquinho com os amigos, me distrair, rir bastante, não focar no sofrimento, mas na alegria e no fato de estar vivo e lutando pela vida. É importante fazer coisas que faça nos sentires vivos e felizes. Para mim o trabalho foi um grande aliado. Saber que meu trabalho é importante e que posso continuar a viver.
Outro fator legal é sempre que possível procurar estar bem consigo mesmo, e não deixar a peteca cair. A auto-estima ainda que desapareça ou fique bem escondidinha deve sim estar presente, por isso é importante estar sempre bem. Eu sempre procurei quando saia ainda que para ir ao médico me vestir com roupas que eu gostasse, com uma boa maquiagem, um lenço bonito e assim ao olhar para o espelho eu podia ver a pessoa que sempre fui e não uma pessoa doente e sem brilho nos olhos. É sempre bom ter ao nosso lado pessoas de auto-astral que irão nos colocar sempre para cima e nos fazer sentir bem.
É importante se possível manter uma rotina de exercícios ainda que a disposição de nosso organismo rejeite, os exercícios são sábios aliados que fortalecem a resistência do organismo.
Emocionalmente quando comecei o tratamento me senti diversas vezes triste sim, porém o senhor nos disse: “ Ainda que eu ande pelos vales das sombras da morte, não temerei!” E por isso decidi que tentaria amenizar o meu sofrimento e das pessoas a minha volta com momentos de alegrias e de fé, ainda que batesse aquele desânimo e mal humor,baixo astral e o medo para finalizar, eu me fortalecia com minha fé em Deus e nossa senhora, rezando o terço e meditando em minhas orações.

Esses foram alguns dos momentos importantes que exponho aqui para que possa servir para outros que estejam passando por isso.